(11) 2503-0255    (11) 9 8328-3550
Português France Italian English Spanish

Queimadas

Queimadas

 

No período mais crítico de queimadas, o governo resolveu se mobilizar para prevenir e combater os incêndios florestais. Até outubro, a seca atinge os níveis mais altos, complicando a situação das queimadas principalmente no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do interior do Nordeste. 

Neste mês, o governo instalou o Ciman (Centro Integrado Multiagências de Cooperação Operacional), formado por órgãos de vários ministérios, que mantém Sala de Situação com reuniões diárias para acompanhar a situação em todo o país. O centro vai funcionar até o final da temporada de seca. 

O centro tem o objetivo de compartilhar informações sobre as operações em andamento, buscar soluções conjuntas, disponibilizar informações à sociedade, além de estabelecer um comando unificado entre as instituições federais.

O desmatamento no Cerrado -  caiu em 2016, em comparação com o ano anterior. A informação foi divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira (21). Segundo monitoramento feito por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a redução foi de 43%.

A área devastada em 2017 era de 7.408 quilômetros quadrados, um tamanho 38% menor do que o registrada em 2015, quando a extensão era de 11.881 quilômetros quadrados.

Apesar disso, a perda cobertura vegetal na região chega a 51%. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, atribuiu às práticas associadas ao agronegócio parte da responsabilidade do desmatamento no Cerrado. Ele diz ser fundamental  intensificar o diálogo com representantes da pecuária e da agricultura, principalmente, em 11 estados e no Distrito Federal, onde há mata de Cerrado.