(11) 98545-6499
Português France Italian English Spanish

Curso Hidrantes + Sprinklers + AVCB - Projetos de Segurança contra Incêndio- Completo | PPCI Completo | EAD

Curso Hidrantes + Sprinklers + AVCB - Projetos de Segurança contra Incêndio- Completo | PPCI Completo | EAD


Treinamento online (EAD) - Ensino EAD - Com aulas gravadas e Aula ao vivo Transmitidas pela internet. (Será gravada e disponibilizada na área de estudo, para quem não puder estar presente). Suporte com professores especializados, inclusive para seus novos projetos. Curso prático desenvolvido a partir de projetos reais.

 

Curso Hidrantes + Sprinklers + AVCB  - Aplicados em  Projetos de Segurança Contra Incêndio

| PPCI Completo | Aulas online I EAD

Elaborado dentro das Legislações, Normas, e  Instruções Técnicas  do Estado de São Paulo.

Objetivo: O Curso prepara o participante a Elaborar Projetos de Segurança Contra Incêndios nas edificações em geral,  aplicando todos conceitos exigidos na legislação, de forma prática. 

Modalidade: Treinamento online (EAD) - Ensno EAD - Com aulas gravadas e Aula ao vivo Transmitidas pela internet. (Será gravada e disponibilizada na área de estudo, para quem não puder estar presente).

Início das Aulas: Imediato após confirmação de pagamento. O aluno terá acesso as aulas bem como, a  tirar qualquer dúvidas com o Professor, incluindo ajuda sobre seus projetos e serviços.

Passo a Passo - Partiremos do zero, e vamos até a elaboração de projetos de hidrantes completos e introdução de SPK e Instalação de uma rede de hidrantes e alarmes


Público alvo: Engenheiros, Arquitetos, Estudantes, Bombeiro Civil, bombeiro militar, Técnico de Segurança do trabalho projetistas e construtoras e demais interessados. 

Como funcionará o Curso: Primeiro o aluno receberá acesso ao Curso de Projeto técnico simplificado"PTS", nestas aulas você entenderá como funciona uma vistoria do Corpo de Bombeiro e aprenderá sobre a estrutura de funcionamento da seção do Corpo de Bombeiros que cuida de projetos, aprenderá a preencher FAT, responder comunique-se, aprender fazer cálculo populacional e isolamento entre as edificações, aprenderá preencher memoriais e  ARTs. Após 7 dias será disponibilizado o Curso Projeto Técnico.

Período de suporte e acesso as aulas: Acesso imediato ao professor por tempo ilimitado as aulas e suporte na elaboração de  seus projetos e serviços.

Aulas Gravadas - 90 Horas ( se você estudar 02 horas por dia)  

Duração do Treinamento :  16 semanas .Após assistir as 2 primeiras aulas o participante já será capaz realizar processos deAVCB e CLCB 

  • Você terá 2 anos de tira dúvidas das aulas de seus serviços e acesso vitalício as aula do Curso.
  • Média de Duração do Curso : 16 semanas
  • Tempo médio que o participante tem condições iniciar seus processos ;  04 horas 
  • O Suporte e acesso as aulas são vitalício

Programas utilizados: Utilizamos basicamente Auto Cad, e Excel, faremos projetos no auto cad do zero, mas nosso objetivo não é ensinar o Auto cad e sim fazer o projeto de incêndio exportar e mandar para ser aprovado junto ao Bombeiro.

Horário de Atendimento aos alunos:  Não há restrição de horário. Os professores atendem via  whatssap prontamente. temos uma equipe de especialistas pronta para tirar suas dúvidas

Certificado : 200 H

O que voccê irá aprender : Conteúdo perfeito para quem está iniciando e não pode fazer um curso Presencial de dimensionamento e cálculo Hidráulicos do sistema de Hidrantes e Sprincklers. É  um Curso Completo de PPCI- Projeto de Prevenção e Combate a incêndio incluindo AVCB  com total apóio  dos professores em seus projetos 

Conteúdo Geral : o passo a passo + material de apoio

  • PASSO 1- Inicio na prática já fazendo um CLCB na prática
  • PASSO 2- Como funciona a estrutura operacional do Corpo de Bombeiro
  • PASSO 3- Legislação e Normas Técnicas - Federal, Estadual, Municipal
  • PASSO 4-Projeto Técnico Simplificado (PTS) - Aprenda fazer o AVCB e CLCB para edificação de até 03 pavimentos + Subsolo, com área Construída de até 750 m2
  • PASSO 5- Prática de Obra das instalações das medidas de segurança exigida para AVCB e CLCB do "PTS"
  • PASSO 6- Como preencher corretamente os Laudos e Registro ou Anotação de Responsabilidade Técnica (RRT/ART)
  • PASSO 7- IT 41 Instalações elétricas para fins de vistorias do bombeiro
  • PASSO 8- Projeto de prevenção e combate a incêndio - PPCI
  • PASSO 9- Projeto Técnico (PT) áreas maiores de 750m
  • PASSO 10- Dimensionamento do Sistema de alarme de incêndio
  • PASSO 11- Dimensionamento de Hidrantes e Mangotinhos
  • PASSO 12- Exercício prático: Fazendo um projeto em AutoCad para encaminhar ao bombeiro
  • PASSO 13- Fará qualquer projeto de Sistemas de chuveiros automáticos (SPRINKLERS) "excluído: malha e anel"
  • PASSO 14- Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária (PTIOT)
  • PASSO 15- Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP)
  • PASSO 16- Criando seu negócio do Zero para trabalhar como Empresa ou Autônomo
  • PASSO 17- Responsabilidade civil e criminal - Problemas a serem evitados
  • PASSO 18- A Problemática da falta de Certificação de produtos de segurança contra incêndio
  • PASSO 19- Prática de obra com instalação de Hidrantes, bombas, registro de recalque, RTI
  • PASSO 20- Procedimentos diversos junto ao Corpo de Bombeiro de SP
  • PASSO 21- Resumo do novo decreto e das novas Its e funcionamento da certificação digital e análise eletrônica
  • Diferença das normas antigas para novas ITs como fazer a certificação digital, salvar e enviar para analise enviar as plantas eletrônicas, como vai funcionar a vistoria eletrônica.
  • Incluso no Curso modelo de projeto completo padrão ABNT de projetos já aprovado no bombeiro com blocos do Autocad.Passo a passo para fazer os cálculos hidráulicos e
  • Dimensionamento do sistema de Hidrantes e introdução ao SPRINKLERS -
  • Alarmes de Incêndio + Aula Prática de AutoCad com exercício de elaboração e correção de um projeto do zero,
  • Como evitar os principais erros ao preencher as ARTs, Laudos e formulários, como responder FAT e comunique-se e a recorrer de decisões do Bombeiro.
  • Curso AutoCad: Para inciantes focado em fazer um Projeto de Bombeiros com hidrantes e alarmes do zero contendo planta baixia, cortes e fachadas ( Será disponibilizado para baixar todos modelos de Projetos prontos e blocos do AutoCad)

Como o aluno irá aprender:  O aluno irá assimilar o conteúdo deste curso por 3 vias da aprendizagem:

a) Assistindo as aulas gravadas ( assista quantas vezes quizer )             

b) Iniciando seus projetos pois logo nas Primeiras aulas você terá aprendido como fazer o processo do "Alvará do Corpo de de Bombeiros" e já poderá prestar um serviço de forma correta a seus clientes; 

c) E a melhor e principal maneira, é a que será passada individualmente pelo Professor  a vocês. PS. "Não temos horário comercial para ajudar o aluno"

Conteúdo programático detalhado de cada ítem 

MÓDULO 1:

Objetivo principal é mostrar como tudo funciona e já fazer você  aplicar os conceitos na prátcia, te deixando apto a seguir um roteiro e já conseguir fazer pequenos projetos de bombeiros. Nesta aula faremos do inicio todo o processo para solicitar o AVCB de uma academia de musculação.

Como funciona a estrutura operacional do Corpo de Bombeiro

Organograma de SSCI; Conhecer os Procedimentos administrativos básicos do nosso decreto para dar entrada em um AVCB no via fácil. O Objetivo aqui é você dominar cada item do via fácil Bombeiro pois ele será sua ferramenta de comunicação com o Corpo de bombeiro durante do processo de licenciamento da edificação.

Legislação e normas Atuais - Federal, Estadual, Municipal e Normas Técnicas

Hierarquia das leis, NBRS, CB-024, lei kiss, decreto do corpo de bombeiro do estado de são paulo e o poder de polícia.

Qual lei seguir? Como questionar ou argumentar uma medida junto ao bombeiro?

MÓDULO 2:

Projeto Técnico Simplificado (PTS) - AVCB e CLCB para edificação de até 03 pavimentos + Subsolo, com área Construída de até 750 m2.

(ESTUDO DE CASO PRÁTICO)

Vamos fazer o AVCB de Um restaurante de 2 andares, com problemas na porta de saída de emergência que é uma porta de vidro e de correr, que ainda não abre sentido o fluxo e não tem barra anti-panico; Vamos identificar e sanar as irregularidades na escadas e na central de gás. Então aprender a resolver todos este problemas, fazermos o cálculo populacional para ver quantos brigadista vamos precisar treinar, para vermos se precisa a porta realmente ter barra anti-panico e vamos conferir as escadas e portas de saídas. Iremos corrigir os erros e aprovar este projeto no bombeiro, pegar o AVCB e entregar para o proprietário, tudo na prática e com filmagem do local, para que  tenham a vivência prática para correção dos erros.

Prática de Obra das instalações das medidas de segurança exigida para AVCB e CLCB do "PTS"

Como instalar as medidas exigidas, Dimensionar os extintores as  placas de sinalização, e luzes de emergência, como aplicar as tintas intumescentes quando exigido para controle do CMAR. Abordar as soluções possíveis de serem passadas ao cliente para solucionar problemas com a central de gás, guarda corpos de escadas, corrimãos e etc...

Registro ou Anotação de Responsabilidade Técnica (RRT/ART)

O que o Responsável técnico de sua empresa (Engenheiro e Arquiteto) devem olhar e conferir em vistoria prévia na edificação antes assinar o RRT ou ART.  Referente à instalação e/ou manutenção dos sistemas de segurança contra incêndio.  Referente ao dimensionamento das saídas de emergência; Referente a central de gás;  Referente ao CMAR; Todos com exemplos, estudo de caso e modelos para baixar.

Qual responsabilidade o Engenheiro e o arquiteto está assumindo em assinar uma RTT ou ART sem ao menos saber oque deve conferir na instalação de incêndio para não correr o risco de perder seu CAU ou CREA e ainda ser responsabilizado criminalmente.

Quem ou qual especialidade de engenharia e arquiteto pode assinar pelos serviços de segurança contra incêndio?

MÓDULO 3:

Como deve estar as Instalações elétricas de sua edificação para fins de vistorias do bombeiro

Vamos aprender fazer a Inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão de acordo coma IT41 e em caso de necessidade de ART ou RTT quem poderá fazer para você.

Projeto de prevenção e combate a incêndio - PPCI

Teoria geral do fogo, introdução a carga de incêndio, Tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF), O que são medidas de seguranças contra incêndios “Ativas e Passivas”, Introdução a importância do controle de fumaça e do Controle de Materiais de acabamentos e revestimentos (CMAR) internos de uma edificação, e apresentar as Medidas de segurança ativas e passivas contra Incêndio.

Projeto Técnico - PT para AVCB de edificações para mais de 3 pavimentos com áreas maiores de 750m

Vamos aprender Classificar as edificações para Projeto Técnico e detalhar e dimensionar desenhado em autocad o que devemos apresentar em planta técnica ao corpo de bombeiros sobre as larguras mínimas, quantidades, distâncias das seguintes as medidas de proteção contra incêndio: Acesso de entradas e saídas das Viaturas do Corpo de bombeiro em incêndio.

MÓDULO 4:

Dimensionamento do Sistema de alarme de incêndio

Você vai conhecer os sistemas de detecção e seus componentes; os diversos tipos de detectores e saber quando usar cada um em relação a sua atividade; aprender como deve ser a infraestrutura da instalação ( os eletrodutos, fiação e distribuição dos detectores, elaborar o projeto em autocad da parte 11 onde dimensionar os detalhes do local e quantidade a ser instalado os detectores, acionadores manuais, sirenes e avisadores visuais de modo atender as distâncias a serem percorridas, Cuidados como detectar e evitar falhas nos detectores devido à estratificação, plano de manutenção e como deve ser a entrega e o comissionamento.

Dimensionamento de Hidrantes e mangotinhos

Vai aprender a calcular quantos hidrantes são necessário, Pressão da Bomba de incêndio, quantos litros deve ter a caixa d'água para RTI- reserva de incêndio, chaves de fluxo, sistema by pass, Fórmulas de perda de carga, Fórmulas de vazão do esguicho. planilhas em Excel para ajudar no cálculos.

Exercício prático: Fazendo um projeto em AutoCad para encaminhar ao bombeiro

A situação será a seguinte: Uma edificação residencial com uma área total de mais de 7 mil metros quadrados, com e torres 8 andares com 4 apartamentos por andar mais um local de reunião de públicos do Grupo F “salão de festas”. Vocês vão seguir um roteiro explicado em vídeo passo a passo e ao final terão um projeto em autocad pronto para ser enviado ao corpo de bombeiros, com todas as medidas de segurança contra incêndio aprendidas até aqui dimensionadas. O melhor de tudo que após concluir o trabalho final você poderá  enviar para o Professor corrigir e te retornar com as observações e recomendações.

MÓDULO 5:

Sistemas de chuveiros automáticos (SPRINKLERS)

Aqui faremos uma introdução ao SPK. conheceremos: Tipos de sistemas e quais os Elementos do Sistema, Classificação dos riscos das ocupações, Diagramas básicos dos sistemas de sprinklers, Método de dimensionamento por cálculo hidráulico com Etapas do cálculo de dimensionamento dos chuveiros automáticos em um projeto, Definição da quantidade de chuveiros da área de operação, Locação, espaçamento e posição dos chuveiros, Distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais e exercício final na apostila onde farão: a Definição de quantidade de chuveiros e área coberta e poderão baixar a planilha em Excel para auxílio no cálculo de sprinklers.

Projeto Técnico para Instalação e Ocupação Temporária (PTIOT)

É o AVCB necessário para eventos com controle de entrada do público. Ex. “Circos, shows, festas de peão e rodeios, Eventos de motocross ou corridas de carros...”

Projeto Técnico para Ocupação Temporária em Edificação Permanente (PTOTEP)

É o AVCB necessário quando uma das atividades do PTIOT ocorrerem dentro de instalações físicas que já possuem o AVCB aprovado.

MÓDULO 6:

Criando seu negócio do Zero para trabalhar como Empresa ou Autônomo

Como abrir empresa, registrar no CREA, saber quanto cobrar por serviço, saber quanto cobrar por seus projetos, produtos e serviços! Saber qual é o mínimo que você deve cobrar por seu produto ou serviço , como se manter no marcado, conhecendo os fornecedores .

Responsabilidade civil e criminal

De todos os prestadores de serviço como responsáveis Técnicos Engenheiros e arquitetos, como instalador e como empresas prestadoras de serviços.

A Problemática da falta de Certificação de produtos de segurança contra incêndio

Situação atual. Qual é o papel o bombeiro e da ABNT/CB-24 e porque alguns conselhos e órgãos da comunidade são omissos ao cobrarem certificação minima.

MÓDULO 7:

Prática de obra com instalação de Hidrantes, bombas, registro de recalque, RTI

Como ler um projeto no papel, calcular material para obra, fazer orçamento, como instalar ou conferir se uma uma bomba de incêndio está instalada corretamente; Mesma coisa com caixas reservatórios técnicos de incêndios-RTI ou caixa de água para o bombeiro, registros de recalque, tubulações áreas, de PVC, cobre ou aço. Aprender como economizar em até 30% de algumas obras fazendo o certo e como fazer corretamente a entrega e comissionamento com plano de manutenção que aliás a partir de 13 de junho de 2018, passa a ser cobrado no ato da renovação do AVCB a comprovação de manutenção da edificação.

Procedimentos diversos junto ao Corpo de Bombeiro de SP

Como fazer, como solicitar ao bombeiro os procedimentos abaixo e vamos mostrar alguns estudos de casos reais e modelos para baixar:
• Substituição ou atualização do projeto técnico.
• Esclarecimento de dúvidas técnicas (EDT).
• Atendimento técnico presencial (ATP).
• Opções para uma vistoria parcial ao estabelecimento.
• Formulário para atendimento técnico (FAT).
• Em que caso e como solicitar a comissão técnica funciona em duas instâncias:
• Comissão técnica de primeira instância(CTPI).
• Comissão técnica de última instância(CTUI).
• Em que casos cabe e como argumentar a solicitação para a autorização para adequação e implementação das medidas de segurança contra incêndio nas edificações e áreas de risco do estado de São Paulo.

 

Suporte Técnico que inclui  ajuda em seus Projetos pessoais por 2 anos 

INSCRIÇÕES : PESSOA JURÍDICA , COLABORADORES , SOLICITAR VIA E-MAIL  contato@ceccarellicursos.com.br ou Via Whatsapp

Atendimento via whatsapp : (11) 9.8545-6499 

Investimento : R$1.970 

Parcelado em até 10 vezes SEM JUROS no Cartão de Crédito

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

  Veja Mais
Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 11)